Lista do PS para Viana do Castelo aprovada após acesa polémica
A lista do PS pelo círculo de Viana do Castelo às Legislativas foi aprovada na madrugada de hoje com 31 votos a favor, 18 contra e dois brancos e "depois de muita polémica", disse à Lusa fonte partidária.
Segundo a fonte, a reunião da Comissão Política Distrital ficou marcada por "forte polémica e acesa discussão entre as duas facções socialistas do distrito", uma das quais afecta ao presidente daquele órgão e ao líder da Federação Distrital, Oliveira e Silva e Rui Solheiro, respectivamente, e a outra liderada pelo presidente da Concelhia de Viana do Castelo, Defensor Moura.
Em causa esteve, sobretudo, a escolha do representante do concelho de Viana do Castelo na lista, com a Concelhia a propor José Carlos Resende, considerado o "testa de ferro" de Defensor Moura e a outra facção a não concordar, tendo apresentado o nome de Flora Silva.
Esta não aceitou integrar a lista, justificando querer cumprir mais um mandato como vereadora na Câmara de Viana do Castelo.
Os representantes da Concelhia tentaram fazer valer o nome de José Carlos Resende, presidente da Câmara dos Solicitadores, mas sem sucesso, pelo que o lugar acabaria por ser entregue pelos responsáveis distritais a Fátima Pimenta.
"A lógica sempre foi, desde o início, alternar um homem e uma mulher, e nada justificava que esta lógica fosse alterada", justificou outra fonte.
Tal como já tinha sido anunciado, a lista será liderada por Luís Amado, sendo os restantes cinco lugares elegíveis ocupados por Rosalina Martins, Jorge Fão, Fátima Pimenta, Pedro Soares e Conceição Soares.
Montenegro Fiúza e Paulo Pimenta são, respectivamente, os primeiro e segundo suplentes.
Em relação a 2002, esta lista apenas repete, nos lugares elegíveis, Rosalina Martins, já que nas últimas Legislativas o cabeça-de-lista foi Marques Júnior e os lugares do terceiro ao sexto foram ocupados por Fernando Cabodeira, Jorge Gama, Fernando Gonçalves e José Pontes.
Em 2002, o PSD ganhou as eleições no distrito de Viana do Castelo, com 63.385 votos, seguido do PS, com 49.120, mas ambos os partidos "meteram" três deputados.
O CDS-PP conquistou 14.302 votos, tendo ficado a apenas 1.100 de eleger um deputado, que neste caso seria "roubado" ao PS.
Para as eleições de 20 de Fevereiro, estão também confirmadas as candidaturas, pelo círculo de Viana do Castelo, de José Eduardo Martins (PSD), César Príncipe (CDU) e Luís Louro (Bloco de Esquerda).
Falta conhecer o cabeça-de-lista do CDS-PP, uma vez que o presidente da Distrital, Abel Baptista, continuar a não confirmar nem desmentir as notícias que apontam para o presidente do partido, Paulo Portas.
Portas, ministro da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, visita hoje os Estaleiros Navais de Viana do Castelo para se inteirar do processo de construção de dois navios-hotel destinados a cruzeiros turísticos no Douro e no Guadiana.