Foto: Tiago Petinga - Lusa
É preciso antecipar a entrega dos Planos Nacionais de Restauro para assim recuperar o ambiente e os ecossistemas. O apelo é deixado pelo Livre que, um ano após a aprovação da Lei Europeia do Restauro, avisa que a legislação ainda não está em vigor e que Portugal tem de acelerar a entrega dos planos nacionais com as metas para as próximas décadas.
Os Estados-membros têm até 1 de setembro do próximo ano para apresentar à Comissão Europeia os Planos Nacionais de Restauro depois da lei ter sido aprovada há um ano por Bruxelas.
Para assinalar a data o grupo parlamentar do Livre entregou, no parlamento, um projeto de resolução para que o Governo estude a integração de zonas da Península de Tróia na Reserva Natural do Estuário do Sado e aponta medidas prioritárias.
O Livre apela ao executivo que instrua o ICNF e o Parque Natural do Estuário do Sado para que "definam e implementem, desde já, medidas prioritárias de intervenção e restauro" nos ecossistemas dunares da Península de Tróia e das pradarias marinhas do estuário.