Lixívia na origem de sintomas de intoxicação em 10 funcionárias de salsicharia - Empresa

Estremoz, Évora, 12 Fev (Lusa) - Uma saturação de hipoclorito de sódio, vulgarmente conhecida por lixívia, esteve na origem dos sintomas de intoxicação que levaram dez empregadas de uma salsicharia em Estremoz a receber cuidados médicos, revelou hoje a empresa.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"Todos os estudos apontam para uma saturação de hipoclorito de sódio nos esgotos, devido ao aumento de produção nos meses de Novembro e Dezembro e consequente higienização das salas de trabalho", esclareceu a Salsicharia Estremocense, em comunicado.

A empresa, que aumentou o consumo do produto de higiene nos últimos dois meses de 2007, alega desconhecer a razão deste só ter provocado os sintomas de intoxicação passado algum tempo.

Os responsáveis da salsicharia garantiram ainda que "a situação estabilizou a partir do momento em que o uso da substância foi suspenso".

Dez empregadas da Salsicharia Estremocense receberam assistência médica nos dias 31 de Janeiro e 01 de Fevereiro, devido a sintomas de intoxicação, mas nenhum caso apresentou gravidade.

Quatro das funcionárias foram assistidas nas urgências do Hospital de Évora e seis no Centro de Saúde de Estremoz, mas todas receberam alta nesses dias.

Na altura, as autoridades já tinham excluído uma eventual fuga de gás como causa dos sintomas de intoxicação, tendo a situação sido analisada por técnicos do Instituto Tecnológico do Gás.

PUB