Lontras bebés engrossam "equipa" do Parque Biológico para repovoar rio
Duas lontras bebés, nascidas há duas semanas, vão juntar-se a cinco adultas num programa do Parque Biológico de Gaia (PBG) para repovoar o Rio Febros com aquele tipo de mamíferos aquáticos, disse hoje o director do parque.
Nuno Gomes Oliveira referiu à Lusa que o repovoamento do Febros por lontras deverá ocorrer "daqui a dois ou três anos", com as lontras actualmente em cativeiro no PBG e todas as que ali venham a nascer.
O Febros é um afluente do Douro, que corre entre Seixezelo e Avintes, Gaia, ao longo de 18 quilómetros, e que recentemente foi sujeito a processo de despoluição por parte da empresa municipal Águas de Gaia.
"A vida aquática começou a regressar ao Febros, que já tem de novo águas claras e uma população de peixes razoavelmente abundante.
Era a altura, portanto, de preparar a reintrodução no rio de lontras, por serem os mamíferos que mais simbolizam a qualidade da água", declarou o director do PBG.
As primeiras cinco lontras destinadas a este programa, duas vindas da Holanda e três do Algarve, chegaram ao PBG há cerca de um ano.
"No seio deste grupo inicial já nasceram mais duas lontras, que recentemente abandonaram a sua toca e já podem ser vistas a nadar e a brincar num dos lagos do PBG", explicou Nuno Gomes Oliveira.