Luís Amado em visita oficial a Rabat segunda-feira

por Agência LUSA

O chefe da diplomacia portuguesa, Luís Amado, vai estar segunda-feira em Marrocos numa visita consagrada às questões bilaterais, incluindo a preparação da próxima cimeira luso- marroquina, e internacionais, informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Luís Amado tem previsto reunir-se com o seu homólogo marroquino, Mohamed Benaissa, com quem pretende discutir a evolução e perspectivas das relações bilaterais e preparar a IX cimeira luso- marroquina.

A última cimeira foi em Sintra, em Novembro de 2004, e a próxima deverá realizar-se em Marrocos em data ainda a anunciar.

Durante a visita que fez em Maio passado a Portugal, o primeiro- ministro marroquino, Driss Jettou, disse que a data deveria situar-se entre 10 e 20 de Setembro.

Da agenda do encontro entre Amado e Benaissa constam também as relações entre Marrocos e a União Europeia (UE), a cooperação UE/Mediterrâneo no quadro do chamado Processo de Barcelona e o seguimento da Conferência de Rabat sobre Imigração, realizada em Julho último, e das acções desenvolvidas no âmbito da Agência Europeia de Gestão de Fronteiras Externas (FRONTEX).

Os dois ministros vão ainda discutir questões da actualidade internacional como a situação no Médio Oriente, designadamente nos territórios palestinianos e no Líbano, a situação no Iraque e o conflito em torno do programa nuclear do Irão.

No encontro será também abordada a realização da II Cimeira UE/África, prevista para 2003 em Lisboa mas adiada `sine die` devido à oposição de alguns países europeus à participação do Presidente do Zimbabué, Robert Mugabe.

Marrocos é um dos três países (com o Brasil e a Espanha) com os quais Portugal mantém cimeiras bilaterais anuais.

No plano multilateral, Portugal e Marrocos integram ambos o chamado Diálogo 5+5, instituído há 15 anos para reforçar o diálogo político e a cooperação em áreas de interesse comum e que reúne os cinco países do norte do Mediterrâneo Ocidental - Portugal, Espanha, França, Itália e Malta - e os cinco países do sul - Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia e Mauritânia.

Portugal e Marrocos integram ainda o Processo de Barcelona, uma iniciativa para promover a cooperação a todos os níveis entre os 25 países da União Europeia e os dez países do sul do Mediterrâneo - Marrocos, Argélia, Tunísia, Egipto, Israel, Territórios Palestinianos, Líbano, Jordânia, Síria e Turquia.

A deslocação de Luís Amado a Marrocos realiza-se em paralelo com uma visita de dois dias do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, e do secretário de Estado adjunto da Indústria e Inovação, António Castro Guerra, que viajam para Marrocos acompanhados de uma comitiva de empresários portugueses.


pub