Luísa Mesquita eleita pela primeira vez em 1983
Santarém, 27 Nov (Lusa) - A deputada e vereadora Luísa Mesquita, hoje expulsa do PCP, foi eleita pelo círculo eleitoral de Santarém em seis legislaturas, tendo desempenhado o cargo de vice-presidente da Comissão parlamentar de Educação, Ciência e Cultura.
Licenciada em Filologia Românica e mestre em Literatura e Cultura Portuguesas Contemporâneas, professora dos ensinos secundário e superior, Maria Luísa Raimundo Mesquita, 58 anos, filiou-se no PCP em Maio de 1974.
Enquanto deputada pertenceu às comissões parlamentares de Saúde e Toxicodependência e da Paridade, Igualdade de Oportunidades e Família, tendo representado o grupo parlamentar do PCP na União Interparlamentar.
Foi pela primeira vez eleita deputada em 1983, durante dois anos, tendo pertencido às listas do partido nas legislativas seguintes, voltando a ocupar o lugar de deputada a partir de 1995.
É vereadora sem pelouros na Câmara Municipal de Santarém desde 2001, ano em que a CDU conseguiu o seu melhor resultado de sempre ao eleger dois vereadores e sete presidentes de junta.
No comunicado emitido hoje dando conta da expulsão de Luísa Mesquita, o PCP invoca a "grave violação" dos estatutos partidários e a quebra de compromissos assumidos.