"Maçã do Paraíso". Produtores de Maçã de Alcobaça querem chegar aos 100 ecopomares

A Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA) quer assinalar os 25 anos de existência com 100 ecopomares na região Oeste. Se conseguir cumprir este objetivo no próximo ano, a Associação atinge 80% da produção vinda destes locais de biodiversidade funcional.

Arlinda Brandão - Antena 1 /

Arlinda Brandão - Antena 1

Os produtores que vendem 70 por cento da maçã de Alcobaça em Portugal, querem também identificar os serviços ecológicos que há em cada pomar que contribuem para a conservação da natureza e biodiversidade do país.

Jorge Soares, presidente da APMA diz na rádio pública que se pretende ainda avançar com um projeto de identificação de "todas as infraestruturas e serviços ecológicos que existem em cada pomar", para quantificar "esses serviços do ecossistema e apurar a sua valorização", ou seja saber quanto vale em dinheiro a mais-valia ecológica dos pomares.

Acaba também de ser apresentado o projeto de promoção da Maçã de Alcobaça em mercados externos, que decorre até maio de 2027, em sete países. Brasil e Espanha serão os primeiros países onde irão decorrer as ações, seguindo-se o México, Colômbia, Costa Rica, Equador e Panamá.

PUB