As duas pessoas com dengue residem na zona onde se localiza a armadilha que capturou mosquitos infetados na terceira semana de janeiro, no Funchal. Estes dois casos autóctones foram confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.
Os casos foram sinalizados com dengue no início do ano. "Tiveram sintomatologia compatível com dengue no início de janeiro, encontrando-se fora do período de infecciosidade, pelo que já não constituem risco para o surgimento de novos mosquitos infetados", refere o comunicado das autoridades regionais.
O vírus da dengue foi detetado, este ano, em mosquitos Aedes Aegypti numa armadilha de monitorização localizada no Funchal.
A dengue é uma doença provocada por um vírus que se hospeda no organismo humano através da picada de um mosquito do género Aedes.
A presença de dengue na Madeira não é inédita. Entre 2012 e 2013, a região autónoma registou um surto da doença entre com 1.080 casos confirmados de infeção, a maioria no concelho do Funchal, o que não ocorria em países da União Europeia desde 1920.
Então, o surto não provocou mortes, nem foram reportadas formas severas da infeção.
Aedes aegypti é o nome da principal espécie de mosquito que transmite o vírus da dengue.