Mafómedes, a terra que Jorge Sampaio "pôs no mapa", finalmente ligada à sede do concelho

Felgueiras, 15 Mar (Lusa) - A mais remota aldeia do distrito do Porto, Mafómedes, no município de Baião, vai finalmente ficar ligada ao resto do município por uma estrada alcatroada que acabará com o isolamento de cerca de 30 habitantes.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A inauguração dos cerca de quatro quilómetros de via será feita hoje à tarde, cumprindo-se assim uma promessa com duas décadas.

Para o presidente da Câmara de Baião, José Luís Carneiro, amanhã vai-se "corrigir uma injustiça a pessoas que vivem numa aldeia que tem sido esquecida pelos poderes públicos".

"Mais do que o dinheiro ali gasto, cerca de 175 mil euros, quero que esta obra tenha uma carga simbólica grande, porque nenhuma localidade, por mais pequena que seja, pode estar condenada ao esquecimento", disse à Lusa.

Os habitantes de Mafómedes, a maioria idosos, dedica-se à pastorícia e a uma agricultura de subsistência, com base em técnicas ancestrais.

José Luís Carneiro preside aos destinos do concelho mais interior do distrito desde 2005, quando conquistou uma câmara que era liderada pela social-democrata Emília Silva desde 1993.

O autarca garante que tem sido prioridade da sua gestão trabalhar no sentido da "promoção da coesão social e territorial de Baião", apostando nas infra-estruturas das zonas mais rurais do concelho.

"Só assim tem sido possível evitar o despovoamento dos lugares mais isolados das nossas serras. Se lhes dermos melhores estradas, água e energia eléctrica, as populações vão permanecer e algumas pessoas que lá têm casas acabam por regressar. Felizmente isso começa a acontecer", adiantou.

A aldeia de Mafómedes situa-se em plena serra do Marão, a cerca de seis quilómetros da sede da freguesia de Teixeira, onde estão concentrados alguns serviços, incluindo a escola do primeiro ciclo.

A população de Mafómedes tinha de fazer seis quilómetros até Teixeira por uma estrada sinuosa, estreita e em terra batida, o que a tornava intransitável durante o Inverno, isolando a aldeia.

Em 1998, o então Presidente da República, Jorge Sampaio, visitou Mafómedes no âmbito da presidência aberta sobre educação.

O Presidente conheceu duas gémeas de 10 anos, com bom aproveitamento escolar, mas que tinham deixado de frequentar a escola, porque os acessos eram muito difíceis até Teixeira e porque os pais tinham dificuldades financeiras.

Jorge Sampaio interessou-se pela situação e convenceu os pais a deixarem as crianças regressar à escola, garantindo que iria interceder para arranjar transporte.

As duas gémeas voltaram a estudar e hoje frequentam a Universidade de Coimbra, onde estudam direito e radioterapia.

O presidente da câmara regozija-se com a evolução das jovens e lembra que se não fosse a intervenção de Jorge Sampaio "as duas gémeas poderiam andar hoje pela serra a guardar cabras".

"Isto é a demonstração que se o Estado conferir igualdade de oportunidades, as populações mais desfavorecidas do interior também conseguem alcançar os patamares de desenvolvimento intelectual e científico dos meios urbanos", sublinhou à Lusa.

A inauguração da estrada vai ser precedida por uma caminhada, para a qual está convidada a população.

No final, será servida uma cabritada aos populares, uma tradição gastronómica de uma aldeia cujos habitantes se dedicam à pastorícia de gado caprino.

AYPM


PUB