Maior salada de fruta do Mundo foi consumida em tempo recorde
Dois mil quilos de salada de fruta foram comidos sábado, no Festival Nacional de Gastronomia, em Santarém, em escassas cinco horas, batendo todas as expectativas dos promotores desta entrada para o Guiness, a Associação Nacional de Produtores de Pêra Rocha.
A secretária-geral da associação, Patrícia Vaz, não escondeu o contentamento quando viu ser servida a última taça da maior salada de fruta do Mundo às 20:45, muito antes do limite para que a iniciativa fosse válida (24:00).
Com esta salada de fruta, confeccionada, desde as 09:30, por cerca de 60 alunos dos cursos de Produção Alimentar e Restauração e de Direcção e Gestão Hoteleira da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, a ANPPR conseguiu bater o recorde que pertencia à cidade norte- americana de Kansas City com 1.521 quilos de fruta.
Para ver reconhecido o novo recorde e entrar para o Guiness, a associação tem agora de enviar as cassetes onde ficaram registadas todas as fases da confecção da salada e a prova de que foi toda consumida.
Serão ainda enviados testemunhos das entidades oficiais convidadas, entre as quais o ministro da Agricultura, Carlos Costa Neves, e todas as notícias divulgadas pelos órgãos de comunicação social.
Para Patrícia Vaz, não há dúvida de que foi alcançado o objectivo principal da associação, o de promover a fruta nacional e incentivar o consumo de fruta.
A salada foi confeccionada com pêra rocha, maçã, banana, kiwi, uva e ananás, toda fruta nacional, garantiu.