Maioria dos exames da 1ª fase que foram reapreciados subiram nota
A maioria das notas dos exames nacionais de 12º ano da primeira fase que foram sujeitos a reapreciação subiram, com Desenho/Geometria Descritiva B a registar os melhores resultados, anunciou hoje o Ministério da Educação.
Foram reapreciados 7.962 exames, dos quais 67 por cento subiram a nota, 23 por cento mantiveram a classificação e nove por cento desceram.
Entre as 21 disciplinas que abrangem um maior número de alunos inscritos, Desenho/Geometria Descritiva B registou uma subida na classificação em 83 por cento das provas, a maior percentagem de subidas.
Geologia foi a disciplina que maior percentagem de descidas demonstrou, com 20 por cento das provas reapreciadas a diminuírem a nota.
A disciplina em que a maioria dos alunos pediram uma reapreciação foi Português A, representando 3 por cento do total das provas realizadas, enquanto que Geologia registou a menor percentagem de pedidos (0,7 por cento).
Este ano aumentaram os pedidos de reapreciação, no entanto, o número de provas realizadas também aumentou, de 30.1697 em 2004, para 318261, este ano, explica o Ministério da Educação.
Num total de 31.8261 exames realizados na primeira fase foram reapreciados 7962, o que segundo o ME "manifesta a confiança da comunidade educativa na qualidade do processo de correcção/classificação nos exames nacionais".