Maioria dos portugueses ainda desconhece sintomas de enfarte do miocárdio

A maioria dos portugueses não conhece os sintomas de enfarte e poucos ligam o 112, segundo um estudo divulgado pela Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular.

Arlinda Brandão /

Foto: reuters

A maioria dos portugueses ainda não reconhece os sintomas do enfarte, e embora quase todos afirmem que, perante um ataque cardíaco, se deve ligar o 112, menos de metade acaba por o fazer, segundo um estudo hoje divulgado pela Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC).

O estudo, elaborado por dois investigadores do ISCTE -- Instituto Universitário de Lisboa, é uma iniciativa do Stent For Life, projeto europeu lançado pela European Association of Percutaneous Cardiovascular Interventions e pelo EuroPCR, presente em 10 países, sendo apoiado em Portugal pela Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC).

O estudo, baseado em inquéritos telefónicos a mil portugueses, concluiu que 95% dos entrevistados reconhecem que, se estiverem perante uma situação de enfarte devem ligar o número de emergência médica (112), mas apenas 38% o faz .
PUB