Mais de 100 imigrantes protestam em Lisboa contra o SEF

por Lusa

Mais de 100 manifestantes estão hoje reunidos no Largo de Camões, em Lisboa, num protesto para reclamar condições e direitos para os imigrantes que se queixam de serem maltratados pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Organizado por várias associações de apoio aos imigrantes em Portugal, os manifestantes têm apresentados relatos das injustiças que têm vivido no pais, nomeadamente por não terem os documentos que o SEF demora emitir.

"Eu existo, com ou sem visto", "documento para todos", "autorização de residência para todos" são algumas das mensagens que podem ser vistas nos cartazes que alguns dos manifestantes impunham nesta zona turística de Lisboa.

A maior parte das pessoas que se manifestam relataram que está "presa em Portugal" à espera dos documentos do SEF para obterem a legalização e enquanto isso têm de se sujeitar a empregos precários onde são, dizem, maltratados, discriminados e mal pagos.

Estes imigrantes, de vários países nomeadamente Brasil, queixam-se do atendimento público, nomeadamente no serviço nacional e saúde, onde dizem ser tratados como "cidadãos de segunda".

Após a partilha de testemunhos os manifestantes seguem Assembleia da República.

O protesto "Basta da violência do SEF/Regularização Já!/Imigrantes merecem respeito" foi convocado por cerca de 20 organizações de apoio ao imigrante e de defesa dos direitos humanos.

Tópicos
pub