Mais de 1.400 eleitos locais reúnem-se em congresso

Cerca de 1.400 eleitos locais reúnem-se hoje e sábado, em Santa Maria da Feira, no 10º Congresso Nacional da Associação de Freguesias para eleger uma nova direcção e analisar o futuro destas autarquias.

Agência LUSA /

A regionalização, chumbada em referendo, e a reorganização administrativa do território que o Governo está a preparar vão estar em foco no congresso, a par da revisão da lei das finanças locais, em curso.

Estes serão os temas dominantes, mas estarão também em discussão outras matérias recorrentes, como a dignificação do estatuto do eleito local e a cobertura de todo o território pela chamada sociedade de informação.

Numa altura em que o Governo prepara uma nova lei para a criação, fusão e extinção de autarquias locais, a ANAFRE defende o aperfeiçoamento da lei existente e a possibilidade de associação voluntária, um tema que vai ser amplamente debatido, segundo o presidente da associação, Armando Vieira, que se recandidata a um novo mandato.

O ministro de Estado e da Administração Interna, António Costa, vai estar presente no encerramento do congresso e o Presidente da República, Jorge Sampaio, que concedeu previamente uma audiência à associação, envia uma mensagem.


PUB