Mais de 300 reportes ao SNS24 de autotestes positivos ou inconclusivos

por Lusa
António Cotrim - Lusa

Mais de 300 pessoas reportaram ao SNS24 o resultado de um autoteste à covid-19 positivo ou inconclusivo, adiantou hoje o coordenador da `task-force` para a testagem, anunciando que já há quatro empresas autorizadas a comercializar estes testes.

Desde o dia 5 de abril até agora, foram comunicados ao serviço SNS24, 315 resultados de testes inconclusivos ou testes positivos para os quais foram emitidos automaticamente uma requisição de teste laboratorial covid-19 (RT-PCR), disse Fernando Almeida numa audição por videoconferência no parlamento, requerida pelo PS para prestar informações sobre o processo de testagem no país.

As pessoas que comunicaram são logo rastreadas, afirmou o coordenador da `task-force` para a promoção do "Plano de Operacionalização da Estratégia de Testagem em Portugal", frisando ainda que "o rastreio do contacto está neste momento a funcionar".

Fernando Almeida, também presidente do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), recordou que quando foi criado o regime excecional no âmbito da covid-19 que permite a venda de autotestes nas farmácias e nas parafarmácias não havia nenhuma empresa registada e autorizada pela Autoridade Nacional do Medicamento para os vender e hoje já existem quatro.

"A nossa opção era, ou disponibilizávamos os autotestes, com a possibilidade de os resultados dos testes poderem ser reportados via SNS 24, com um simples telefonema, ou esperávamos até termos o sistema feito e não disponibilizávamos os testes", adiantou, sublinhando que o entendimento das autoridades de saúde foi disponibilizar esta ferramenta em que a própria pessoa pode fazer o teste.

Portanto, vincou, "nós temos que ser muito ponderados, mas não podemos ser atrasados em relação à tomada de decisões e, portanto, devemos dizer que Portugal é um dos países pioneiros na disponibilização do autoteste".

Em resposta a questões dos deputados, Fernando Almeida assegurou ainda que, neste momento, Portugal tem uma capacidade de testagem que os deixa "tranquilos".

"Começámos há um ano com um laboratório que era o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge e hoje já são cerca de 160 laboratórios dos setores públicos e privados com essa capacidade, afirmou Fernando Almeida na audição na Comissão de Saúde e da Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença covid-19 e do processo de recuperação económica e social.

Sublinhou que todos os hospitais públicos têm atualmente capacidade de testagem por PCR, lembrando o investimento de cerca de 8,4 milhões de euros que foi feito nos laboratórios do Serviço Nacional de Saúde para reforçar a sua capacidade de diagnósticos na realização de testes à covid-19.

Avançou ainda que há, neste momento, cerca de 600 entidades, como laboratórios, farmácias, que estão autorizados a fazer os testes rápidos de antigénios.

Segundo os últimos dados das autoridades de saúde, já foram realizados 9.851.332 testes PCR e antigénio em Portugal

A covid-19 já matou em Portugal 16.951 pessoas dos 831.645 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

 

Tópicos
pub