Mais de 450 docentes de Português colocados para leccionar estrangeiro
As listas de colocação do concurso de professores de português no estrangeiro foram publicadas na Internet, ficando por preencher 22 das 480 vagas abertas em dez países, segundo dados do Ministério da Educação.
Dos 3.358 candidatos a concurso, apenas 2.237 tiveram candidaturas validadas após a fase de reclamações, tendo ficado colocados 458 professores, quando estavam disponíveis 480 vagas.
As 22 vagas que ficaram por preencher, por falta de candidatos, referem-se a lugares em escolas de Andorra, França, Namíbia, Holanda, Alemanha e Suíça.
A este concurso podiam candidatar-se professores residentes em Portugal, os docentes portugueses que vivem fora do país e os estrangeiros que dominam a Língua Portuguesa.
O fim do destacamento de professores, que passam a ser contratados anualmente com possibilidade de renovação, é a principal alteração do novo regime para o ensino do português no estrangeiro.
No total foram abertas 480 vagas em dez países: Andorra (4), Bélgica (10), Espanha (50), França (120), Luxemburgo (49), Namíbia (3), Holanda (8), Reino Unido (42), Alemanha (55) e Suiça (139).
Os professores que aceitem a colocação e não se apresentem no local e data determinados para o exercício de funções docentes e os candidatos que, tendo aceite a colocação, abandonem o exercício das funções em menos de seis meses, ficam impedidos de leccionar no estrangeiro durante dois anos.
No ano lectivo de 2005/06 encontravam-se cerca de 300 professores destacados a trabalhar no estrangeiro, aos quais se juntaram 200 docentes contratados localmente.
Além deste concurso, decorreu ainda separadamente um processo de selecção de professores de Português para a Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor- Leste.
Para leccionar nestes países concorreram 1.486 candidatos, dos quais 782 figuram nas listas definitivas de ordenação, também hoje divulgadas, sendo agora sujeitos a um processo de selecção realizado através de uma entrevista feita em conjunto pelos ministérios da Educação e dos Negócios Estrangeiros.
Os resultados deste processo de selecção deverão ser conhecidos ainda durante o mês de Agosto.
As listas relativas aos dois concursos podem ser consultadas através do site www.dgrhe.min-edu.pt.