Última Hora
Incêndio em bar na Suíça. Autoridades confirmam um português ferido e outro desaparecido

Mais de 50 associações e ONG portuguesas reúnem-se para troca de experiências

Lisboa, 26 Mai (Lusa) - Mais de 50 organizações não-governamentais (ONG) e associações portuguesas que desenvolvem acções de cooperação no estrangeiro vão reunir-se de 05 a 07 de Junho, em Lisboa, para troca de experiências e de boas práticas.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Organizada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) e pelo Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), a primeira edição de "Os Dias do Desenvolvimento" visa "permitir aos actores da cooperação portuguesa uma plataforma de intercâmbio de ideias, de experiências e a partilha de boas práticas", explicou hoje, em conferência de imprensa, o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação.

De acordo com João Gomes Cravinho, outro dos objectivos é "criar condições para o intercâmbio entre especialistas na cooperação para o desenvolvimento".

Por a cooperação portuguesa estar muito "direccionada para países com os quais partilhamos a língua", a primeira edição de "Os Dias do Desenvolvimento" vai ter como tema "A Cooperação Portuguesa: A Língua e a Cultura na Promoção do Desenvolvimento", indicou o governante.

"Este é também o ano da Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e Portugal assume, a partir de Julho e até 2010, a presidência da CPLP", frisou.

"Queremos fazer a cimeira e a presidência viradas para a questão da língua. É o regresso às origens da CPLP. Doze anos depois da sua criação, a língua ganhou novas energias e potencialidades", disse o secretário de Estado, acrescentando que o Governo quer que a CPLP "se vire para a questão da língua".

Realçando a importância da iniciativa do MNE e do IPAD para a cooperação, João Gomes Cravinho afirmou que essa é uma "realidade em transformação em Portugal".

"Há 10, 15 anos, a cooperação era essencialmente feita através do Estado e de ONG. A realidade contemporânea é muito diferente. Hoje em dia há fundações, universidades, câmaras municipais e empresas que têm noção da responsabilidade social, que passa muitas vezes pela cooperação para o desenvolvimento", disse.

Os "Dias do Desenvolvimento" vão realizar-se no Centro de Congressos de Lisboa e contam com a presença de mais de 50 organizações públicas e privadas que vão participar em conferências, debates e exposições.

A participar na iniciativa vão estar o ex-Presidente da República Jorge Sampaio, o Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, António Guterres, e a presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza.

No campo cultural haverá um ciclo de cinema em português, uma exposição de pintura e de banda desenhada e eventos musicais.

MCL


PUB