Mais de 70% dos fumadores com níveis de toxicidade "preocupantes"
Mais de 70 por cento dos fumadores têm níveis " preocupantes" de toxicidades nos pulmões, segundo um rastreio efectuado pela rede internacional "nãofumomais" entre 18 e 24 de Setembro, na Feira Internacional de Lisboa (FIL).
A "naofumomais" é uma rede internacional de centros de desintoxicação e desabituação do tabagismo.
Dos 900 fumadores rastreados, mais de metade (51,8 por cento) dos homen s e 49,7 por cento das mulheres revelaram níveis de intoxicação de monóxido de c arbono "elevados" (com taxas entre 1.76 e 3.20 por cento), enquanto 24,8 por cen to dos homens e 23,2 por cento das mulheres registaram "níveis de intoxicação al armante" (taxa de monóxido de carbono superior a 3.20 por cento), "já com possív eis danos nos pulmões".
Das mulheres rastreadas, 72,9 por cento apresentavam "níveis de intoxic ação elevados" e "alarmantes", sendo que 40 por cento tinha menos de 35 anos.
Nos homens, 76,6 por cento dos rastreados apresentaram "níveis de intox icação elevados e alarmantes", sendo que 36 por cento tinha menos de 35 anos.
Segundo o comunicado da "nãofumomais", os fumadores com menos de 35 ano s "manifestaram preocupação" relativamente "aos níveis de toxicidade que carrega m no seu organismo", tendo sido "os que ficaram mais alarmados com os resultados e os mais entusiastas em tomar medidas para deixar de fumar".
Dos 900 rastreados, 59 por cento foram mulheres e 41 por cento homens, sendo que 32 por cento das mulheres e 42 por cento dos homens tinham entre 35 e 50 anos e 28 por cento das mulheres e 22 por cento dos homens tinham mais de 50 anos.
A "nãofumomais", rede internacional de centros de desintoxicação e desa bituação do tabagismo, efectuou o rastreio aos fumadores durante o certame "Viver Saúde", que decorreu na FIL.