"Mais idade, mais saúde" proporciona exercício físico a dezenas de idosos

Bragança, 20 Nov (Lusa) - Várias dezenas de idosos da cidade de Bragança começaram a praticar exercício físico depois dos 65 anos, no âmbito de um programa que pretende dar mais qualidade de vida à terceira idade e que, a partir de hoje, tem o acesso mais facilitado.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

O programa "Mais Idade, Mais Saúde", que pretende ajudar os mais velhos a manterem a mobilidade, funciona, pelo terceiro ano, na Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Bragança.

Às várias instituições de solidariedade social, que já eram parceiras no programa, juntou-se hoje a Câmara de Bragança que vai passar a disponibilizar gratuitamente transporte para as sessões de exercício físico.

Veículos do município vão conduzir os idosos das instituições e de locais estratégicos da cidade à ESSE, em horários definidos.

A câmara disponibiliza ainda para as actividades o pavilhão e as piscinas municipais, além de dar apoio logístico a outras iniciativas como caminhadas e passeios, no âmbito de um protocolo, também oficializado hoje.

O programa serve também para dinamizar um estudo sobre os efeitos do exercício físico nos idosos e determinar a "dose" mais adequada de treino, tendo em conta as características desta faixa etária.

HFI.


PUB