Manuela Ferreira Leite apresenta candidatura à liderança do PSD

A antiga ministra das Finanças e da Educação apresenta hoje as linhas da sua candidatura à liderança do Partido Social Democrata. O anúncio será feito às 18h30 na sede nacional do partido.

Cristina Sambado, RTP /
Manuela Ferreira Leite decidiu disputar a lidernça do partido considerando a "crise aberta no partido" na sequência da demissão de Luís Filipe Menezes Lusa

“Considerando a demissão do presidente do PSD e a crise aberta no partido, informo os militantes e os portugueses da minha decisão de me candidatar à presidência do PSD”, afirmou Ferreira Leite, na passada quarta-feira quando anunciou que era candidata à liderança do partido.

Marcelo Rebelo de Sousa, comentador político e ex-presidente do partido, Rui Rio, presidente da Câmara do Porto, Macário Correia, presidente da Câmara de Tavira, Miguel Veiga, fundador do PSD, Pais de Sousa, ex-secretário de Estado, Pacheco Pereira, comentador político e Miguel Veiga são alguns dos apoios com que a ex-ministra conta na corrida à liderança.

Manuela Ferreira Leite, de 67 anos, é licenciada em Economia. Entre 1993 e 1995 foi ministra da Educação no Governo de Cavaco Silva, uma altura marcada pela forte contestação por parte dos estudantes do Ensino Superior.

Entre 2002 e 2004, com Durão Barroso à frente do Executivo, ocupou a pasta das Finanças. Quando Durão Barroso deixou o Governo e foi substituído por Santana Lopes, Manuela Ferreira Leite afastou-se da vida política. Um ano depois abandonou também a presidência da Mesa do Congresso do PSD.

Actualmente é membro do Conselho de Estado tendo sido escolhida pelo Presidente da República.

Santana Lopes, Pedro Passos Coelho, Patinha Antão e Neto da Silva são os outros candidatos já conhecidos para as directas do PSD que estão marcadas para 31 de Maio. O congresso, que elegerá os novos órgãos nacionais do partido, realiza-se, em Guimarães, entre 6 e 8 de Junho.
PUB