Mão-cheia de estrelas Michelin para a cozinha portuguesa

Respeito pelo produto e privilégio da "portugalidade" e da tradição são argumentos apresentados pelos cinco "chefs" portugueses que conquistaram na terça-feira à noite "uma mão-cheia" de estrelas Michelin no guia Espanha e Portugal 2022.

RTP /
Cinco "chefs" portugueses distinguidos no guia Michelin Espanha e Portugal 2022 D.R.-Twitter Michelin

O Guia Michelin Espanha e Portugal 2022, apresentado na terça-feira à noite na cidade espanhola de Valência, atribuiu a primeira estrela ('cozinha de grande nível, compensa parar') a cinco restaurantes portugueses: "Al Sud" (Lagos), "A Ver Tavira" (Tavira), "Cura" (Lisboa), "Esporão" (Reguengos de Monsaraz) e "Vila Foz" (Porto).

Carlos Teixeira, de 29 anos, estreou-se no Guia Michelin a dobrar: conquistou a primeira estrela Michelin para o "Esporão", em Reguengos de Monsaraz, e foi um dos dois primeiros portugueses a receber a "estrela verde" - juntamente com o "Il Galo d`Oro", duas estrelas, na Madeira -, atribuída a restaurantes que se destacam pela preocupação com a sustentabilidade.

Do "CURA", Pedro Pena Bastos, de 31 anos, enalteceu a "mão-cheia de estrelas" que pontua as classificações do Guia Michelin ibérico de 2022.

Depois da estrela Michelin que detinha no restaurante "Bon Bon" (Carvoeiro), Louis Anjos conquistou a mesma distinção para o "Al Sud", pouco menos de seis meses depois da abertura.

Uma cozinha "louca" - foi assim que Luís Brito, 54 anos, definiu a cozinha do "A Ver Tavira".

Arnaldo Azevedo, de 36 anos, "chef" do "Vila Foz", afirmou que a distinção é resultado de "um trabalho de há alguns anos, de toda uma equipa, com uma dedicação todos os dias, com uma dedicação de corpo e alma".

Distinções anteriores mantém-se

Além destas novidades, em 2022, Portugal mantém todas as distinções anteriores e continua a não ter nenhum restaurante com a classificação máxima (três estrelas, "uma cozinha única, justifica a viagem").

O país passa assim a contar com sete restaurantes com duas estrelas ("cozinha excelente, vale a pena o desvio") e 26 com uma estrela Michelin.

As distinções da edição do próximo ano do guia ibérico foram anunciadas numa gala no auditório do Palau des Arts Reina Sofía, em Valência.

No total, a seleção de 2022 do Guia Michelin ibérico inclui 1.362 restaurantes de Espanha, Portugal e Principado de Andorra, entre os quais 11 têm três estrelas, 40 com duas estrelas e 211 com uma estrela.

c/Lusa
PUB