Marega alvo de cânticos racistas em Guimarães. Atos já condenados

por Mário Aleixo - RTP
Marega confrontado com insultos racistas provenientes das bancadas do Estádio D. Afonso Henriques Epa-Hugo Delgado

O jogador do FC Porto Marega pediu, aos minuto 71, para ser substituído do encontro com o Vitória de Guimarães, a contar para a 21.ª jornada da I Liga de futebol, após ser alvo de cânticos racistas dos parte de espetadores que se encontravam nas bancadas. Atos já condenados por agentes ligados ao futebol dos mais variados quadrantes.

Numa altura em os “dragões” venciam por 2-1, o jogador maliano saiu do relvado, enquanto os colegas o tentavam demover. Mas Marega estava irredutível na decisão, apontando para as bancadas e virando o polegar para o solo.

Sérgio Conceição falou com o jogador, já fora das quatro linhas, e logo de seguida ordenou a substituição.

O jogo esteve parado cerca cinco minutos e nas bancadas só se ouviam insultos para o jogador portista que marcou o segundo golo dos “dragões” e que jogou no Vitória de Guimarães.

Uma situação deplorável considerou o treinador dos azuis e brancos, Sérgio Conceição.



O Vitória de Guimarães prometeu averiguar a origem dos insultos racistas de que o futebolista foi alvo. O clube minhoto assegura que agirá com firmeza em cooperação plena com as entidades judiciais competentes, assim se pode ler numa nota publicada no sitio oficial dos vimaranenses
na Internet.

Depois do que se passou em campo o presidente do Vitória de Guimarães, Miguel Pinto Lisboa, esclareceu que o clube não se revê nos cânticos racistas.



O Governo também já se pronunciou. Inaceitável disse o secretário de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo.

Aquele membro do Governo, em declarações à agência Lusa, disse que os responsáveis vão ser punidos.


O primeiro-ministro manifestou "total solidariedade" com o "grande cidadão" e jogador do FC Porto Marega, que no domingo foi vítima de insultos racistas, e salientou que todos os atos de racismo são crime e intoleráveis.

"Todos e quaisquer atos de racismo são crime e intoleráveis. Nenhum ser humano deve ser sujeito a esta humilhação. Ninguém pode ficar indiferente. Condeno todos e quaisquer atos de racismo, em quaisquer circunstâncias", escreveu António Costa na sua conta pessoal na rede social "Twitter".

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol; Fernando Gomes, também reagiu ao caso para dizer que os atos praticados são graves, condenáveis e têm que ser severamente punidos.

Também a liga portuguesa de futebol lamentou o que aconteceu em Guimarães e considerou que os atos de racismo "envergonham o futebol e a dignidade humana", defendendo a punição destes atos.

O presidente do organismo, Pedro Proença, em declarações à agência Lusa, diz que a questão do racismo está incluída no combate que a liga está a fazer à violência no desporto.

O presidente da liga fez também questão de diferenciar a grandeza da instituição Vitória Sport Clube que não deve ser confundida com as atitudes de alguns adeptos que não têm lugar no futebol e no desporto.



O Sporting Clube de Portugal já se mostrou solidário com Marega. O clube lisboeta manifesta solidariedade com o jogador do FC Porto e “repudia qualquer ato de racismo e preconceito social"
assim se pode ler num comunicado do sporting

Também o Benfica disse estar "sempre contra o racismo", em todos os momentos em que ele se revele.

Polícia procura identificar suspeitos

A direcção nacional da Polícia de Segurança Pública emitiu já esta segunda-feira um comunicado, em que refere estar a fazer as diligências necessárias para identificar os suspeitos dos insultos dirigidos a Moussa Marega.

Jogador abandou o encontro, num gesto inédito.

A PSP explica que as palavras, gestos racistas e xenófobos configuram um crime previsto e punido no Código Penal, artigo 260, n.º 2 punido com pena de prisão de 6 meses a 5 anos.

Também a Lei n.º 39/2009 no artigo 39.º n.º 1 alinea d) diz que constitui contraordenação "a prática de atos ou o incitamento à violência, ao racismo, à xenofobia e à intolerância nos espetáculos desportivos, sem prejuízo de outras sanções aplicáveis", sendo esta punida com coima entre 1000 (euros) e 10 000 (euros).

Reações externas

A notícia também teve lugar na imprensa de vários países.

O jornal espanhol “Marca” escreve: “Vergonha em Portugal: Marega deixa o campo por insultos racistas”

Em França, o L’Équipe refere: “Em Guimarães, Moussa Marega (Porto) deixou o campo por causa de gritos racistas”.

E na Alemanha o jornal Der Spiegel, da conta de que “Marega foi substituído em campo por alegados insultos racistas”.
pub