Marginal de Esposende em obras até agosto por mais de um milhão de euros
Viana do Castelo, 07 dez (Lusa) - A sociedade Polis Litoral Norte anunciou hoje o início da obra de requalificação da Frente Ribeirinha de Esposende, empreitada de mais de um milhão de euros para uma extensão de 1.150 metros.
As obras, explicou à Lusa fonte do Polis Litoral Norte (PLN), incluem o alargamento do passeio marginal existente e a construção de uma ciclovia e de um passadiço sobre a margem do rio, na área de sapal.
Está ainda prevista a construção de um passadiço sobre-elevado de ligação entre a marginal e a Praça das Lampreias, com a empreitada a dar continuidade a fases interiores de intervenção na marginal da cidade.
A frente da marginal que está a ser intervencionada tem uma extensão de cerca de mil metros, a que se soma um passadiço transversal de 150 metros.
A obra, adjudicada por 1,1 milhões de euros, deverá estar concluída no final de agosto e vai decorrer numa área de intervenção de 12 mil metros quadrados.
Em outubro passado a sociedade PLN abriu um outro concurso, por 2,9 milhões de euros, para a reabilitação da envolvente do Forte de Santiago da Barra, em Viana do Castelo.
Esta obra prevê 240 dias de trabalhos de "redesenho e valorização dos espaços da Frente Ribeirinha e envolventes ao Forte de Santiago da Barra".
Entre os municípios de Caminha, Viana do Castelo e Esposende, o PLN conta com uma área de intervenção de cinco mil hectares, abrangendo os estuários dos rios Coura, Minho, Âncora, Lima, Neiva e Cávado, além de uma frente marítima de 50 quilómetros.
Inicialmente estavam previstas 40 intervenções e 80 milhões de euros em obras de reabilitação e promoção das atividades costeiras, que deveriam ser concretizadas até 31 de dezembro de 2013.
Contudo, o ministério do Ambiente decidiu suspender novas atividades até concluir uma reavaliação dos vários programas Polis lançados no país.