Marinha entrega pela primeira vez comando de navio a mulher
A Marinha vai ter, pela primeira vez na sua história, a partir da próxima quarta-feira, uma mulher a comandar um navio, foi anunciado.
O convite à segundo-tenente Gisela Catarina Vaz Antunes será feito simbolicamente quarta-feira no Dia Internacional da Mulher, 08 de Março, pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Melo Gomes, justifica a Marinha em comunicado.
O objectivo é transformar "este dia simbólico numa homenagem da Marinha às mulheres portuguesas em geral e a esta oficial em particular", lê-se ainda no comunicado.
É a primeira vez que uma mulher comanda um navio da Marinha desde que, em 1992, passou a integrar mulheres nas suas unidades navais e em terra.
Gisela Antunes, que realizou o tirocínio de embarque (treino) na corveta "João Roby" e na fragata "Comandante Sacadura Cabral", vai ser convidada para comandar o NRP "Sagitário", uma lancha da classe Centauro.
Este tipo de navios entrou ao serviço em Março de 2001, com a missão de patrulha e vigilância costeira no continente e Madeira.
A Tenente Gisela é natural de Coimbra e entrou para a Escola Naval em Outubro de 1998, tendo sido promovida a aspirante em Setembro de 2002.
A Marinha Portuguesa tem actualmente 675 mulheres ao serviço (170 oficiais, 54 sargentos, 451 praças).
O ingresso de mulheres na Marinha "revelou-se um desafio cultural e organizativo" que obrigou a diversas "alterações a nível interno", lê-se no comunicado da Marinha, como mudanças de uniformes e remodelação dos navios.
A Marinha tem também, desde Novembro de 2005, uma mulher- piloto de helicópteros, a Tenente Mónica Martins.