Mariza e Jorge Gabriel distinguidos pelo Conselho Anti-tabagismo
A fadista Mariza é uma das personalidades que o Conselho Anti-tabagismo irá distinguir na próxima quarta-feira, Dia Nacional do Não-Fumador, como "estímulo a uma vida saudável", disse o presidente da associação.
O médico Paz Clemente, presidente da Associação Anti- tabagismo, disse à Agência Lusa que com esta distinção "pretende-se estimular a população a seguir o exemplo de uma personalidade que tem grande prestígio nacional e internacional e fez um opção em não fumar".
Por outro lado - prosseguiu - "como profissional da voz é essencial que se saiba que o tabaco é o maior inimigo da voz e que os cancros de voz podem ser evitados, não se fumando".
"Mariza é a nossa melhor porta-bandeira pelo alto profissionalismo, prestígio e por ter feito a opção clara de não fumar", acrescentou Paz Clemente.
Além de Mariza será também distinguido o jornalista do Comércio do Porto Sérgio Oliveira e o apresentador da RTP1 Jorge Gabriel.
Pela primeira vez este ano, serão distinguidas empresas e instituições que proibiram o fumo no local de trabalho.
Receberão a medalha comemorativa do Dia Nacional do Não- Fumador a Siemens, Instituto Superior de Ciências Sociais do Porto e a Escola António Granjo, em Chaves.
"São locais onde o fumo foi abolido como forma de vida mais saudável", disse o clínico, que presidente também à Associação Mundial da Voz.