Marques Mendes defende alterações na atribuição de fundos UE para formação
O líder do PSD, Luís Marques Mendes, defendeu hoje a alteração das regras de atribuição de fundos comunitários para acções de formação profissional, de forma a acabar com os "profissionais da formação".
"É preciso mudar as regras para que a formação profissional seja encarada como um investimento e para acabar com os profissionais da formação", afirmou Marques Mendes, em declarações aos jornalistas no final de uma visita ao Centro de Formação Profissional para o Sector Alimentar, na Pontinha.
Considerando que desde há uns anos se gasta "rios de dinheiro" em formação "nem sempre bem gastos", Marques Mendes lamentou que as acções de formação profissional por vezes sejam encaradas como "apenas um rendimento".
"Por isso, é importante que no próximo Quadro Comunitário de Apoio sejam definidos critérios mais exigentes", defendeu o líder social-democrata.
Além disso, acrescentou, a formação profissional também não pode ser vista como "uma almofada para disfarçar o desemprego".
Marques Mendes, que dedica esta semana ao sector do Turismo, elogiou ainda o Centro de Formação Profissional que hoje visitou, considerando-o "exemplar".
"Deve-se criticar aquilo que está mal, mas também devemos louvar aquilo que é bom e aqui está um excelente exemplo de um centro de formação", salientou, lembrando a importância do factor "qualidade" no sector do turismo.
"O Turismo é uma área importantíssima, uma área do presente e do futuro, das poucas onde podemos ser competitivos e onde a formação é indispensável", acrescentou ainda Marques Mendes.