Maternidade Bissaya Barreto, Coimbra, faz em média dois abortos desde início de Julho
A Maternidade Bissaya Barreto, em Coimbra, faz em média dois abortos por dia desde o início de Julho, no âmbito da nova lei sobre interrupções voluntárias da gravidez (IVG), informou hoje o Centro Hospitalar de Coimbra.
A Maternidade Bissaya Barreto é um dos três estabalecimentos hospitalares integrados no Centro Hospitalar de Coimbra (CHC) [os outros dois são o Hospital Geral, também conhecido por Hospital dos Covões, e o Hospital Pediátrico].
De acordo com uma nota divulgada hoje pelo presidente do CHC-EPE, o Departamento de Saúde da Mulher do Centro Hospitalar de Coimbra, sedeado na Maternidade Bissaya Barreto, está, desde o início do mês, a efectuar interrupções voluntárias da gravidez (IGV) "de acordo com as recomendações da lei", cuja regulamentação entra em vigor a 15 de Julho.
A nota do presidente do conselho de administração do CHC,EPE [Entidade Pública Empresarial], Rui Pato, foi emitida hoje após ter constado que "a comunicação social tem feito eco das diversas instituições onde já iniciaram interrupções voluntárias da gravidez, referindo apenas as instituições do Norte e do Sul".
Na sexta-feira, o presidente da Comissão de Saúde Materna, Jorge Branco, disse à Lusa que doze hospitais do Norte de Portugal começariam hoje a realizar abortos a pedido da mulher.
Jorge Branco indicou também que pelo menos três hospitais, o de Portimão, o Garcia de Orta (em Almada) e a Maternidade Alfredo da Costa (em Lisboa) já fazem interrupções voluntárias da gravidez até às 10 semanas, explicando a antecipação com a procura.