Mau tempo. Oito distritos em alerta laranja da Proteção Civil

Entre as 21h00 desta segunda-feira as 9h00 de terça esperam-se, por todo o país, períodos de chuva persistente e por vezes forte, com possibilidade de trovoadas e intensas rajadas de vento. Oito distritos, entre os quais a capital, vão estar sob alerta laranja da Proteção Civil.

RTP /

Foto: Pedro Nunes - Reuters

“O vento será forte, com rajadas até 71 quilómetros por hora no litoral e, em particular, a norte do Cabo Mondego”, alertou em conferência de imprensa o comandante nacional de Emergência e Proteção Civil, André Macedo Fernandes. “A agitação marítima também será forte durante o dia de hoje e o dia de amanhã”.

Face a esta previsão, a Agência Portuguesa do Ambiente emitiu avisos para as bacias hidrográficas do Minho, podendo ocorrer inundações em Caminha, Monção e Valença. Também Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Braga e Barcelos poderão sofrer inundações devido ao aumento dos caudais.

Assim sendo, foi decidido elevar o estado de alerta especial para nível laranja nos distritos de Braga, Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Setúbal e Lisboa.

“Os efeitos espectáveis são a ocorrência de inundações em meio urbano, também o transvase dos leitos dos rios para o seu leito de cheia, deslizamentos e derrocadas”, pelo que “é fundamental que a população tome em linha de conta estes avisos e prepare a chegada da precipitação”, pediu a Proteção Civil.

Consoante a análise às situações mais críticas, os operacionais fecharão túneis e farão o condicionamento do trânsito nas vias afetadas. A Proteção Civil reforçou o número de elementos neste período, para poderem intervir nas ocorrências que forem surgindo.
PUB