Mau tempo provoca destelhamento de casas e queda de árvores
Setúbal, 03 Jan (Lusa) - O mau tempo que se fez sentir durante a madrugada na cidade de Setúbal destelhou parcialmente, pelo menos, cerca de uma dezena de casas e provocou a queda de árvores em duas escolas das Manteigadas.
A Protecção Civil Municipal está a ainda a proceder a um levantamento exaustivo dos danos provocados pelo mau tempo, que destruiu os muros de protecção e vedações da escola EB 1 das Manteigadas, na Rua da Quinta de São José, e na Escola Secundária D. Manuel Martins.
Segundo o comandante dos Bombeiros Sapadores de Setúbal, Mário Macedo, houve pelo menos 25 pedidos de ajuda de moradores da zona das Manteigadas devido à queda de árvores e ao destelhamento de casas, mas não há vítimas nem desalojados.
Em declarações à agência Lusa, a professora Maria Ermestina Figueiredo contou que o vento forte destelhou parcialmente a escola primária das Manteigadas e derrubou algumas árvores que acabaram por provocar a derrocada de um muro e vedação da escola.
Devido a esta situação, pelo menos hoje não haverá aulas para os 89 alunos daquele estabelecimento de ensino, adiantou a professora.
De acordo com o testemunho de um morador, António Costa, que é também encarregado geral da Câmara de Setúbal, o mau tempo fez-se sentir com particular intensidade entre as 02:00 e as 02:30 da madrugada.
"Só se ouviu um grande estrondo que resultou na queda de várias árvores e no destelhamento parcial da escola básica e de várias casas nas imediações", disse à Lusa António Costa, que cerca das 08:00 já se encontrava no local a orientar as operações de limpeza que estão a cargo da Protecção Civil municipal.
GR
Lusa/Fim