Mau tempo provoca inundações na região de Lisboa

O mau tempo regressou ao início da tarde desta quarta-feira ao distrito de Lisboa. Há registo de inundações em São Domingos de Benfica, Chelas e no Lumiar. A Praça de Espanha também está alagada, bem como a Avenida da República. Em várias zonas de Lisboa há registo de excesso de água que está a provocar extensas filas de trânsito.

RTP /
Pedro Pina, RTP

O mau tempo está a perturbar a circulação automóvel na região de Lisboa, nomeadamente na A5, a autoestrada que liga Lisboa e Cascais. Há ainda registo de ocorrências em Paço de Arcos, Carcavelos, Oeiras, Cacém e em Queluz de Baixo.

Segundo a Proteção Civil, Cascais, Oeiras e Sintra são mesmo os município mais afetados pelas inundações, tendo sido registadas cerca de 100 ocorrências no distrito de Lisboa, apurou a agência Lusa junto da Proteção Civil.

A mesma fonte destacou que, às 17:00, a situação tendia a normalizar, devido ao abrandamento da precipitação, e que os incidentes registados estiveram sobretudo relacionados com inundações na via pública.

Na cidade de Lisboa, há registo de inundações em São Domingos de Benfica, Chelas e no Lumiar. A Praça de Espanha também está alagada, bem como a Avenida da República.
Em entrevista à RTP, a subchefe dos Bombeiros Sapadores de Lisboa confirmou a existência de ocorrências, nomeadamente na zona das Avenidas Novas, na estrada de Chelas e na zona do Rossio.
Todos os distritos de Portugal Continental estão esta quarta-feira em alerta amarelo devido à previsão de chuva acompanhada de trovoadas, vento forte e de agitação marítima.

O alerta, o terceiro mais grave numa escala de quatro, mantém-se até esta quinta-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.Nos distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro prevê-se alguma agitação marítima, podendo as ondas chegar aos cinco metros.

Sob aviso amarelo estão também os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco e Coimbra por causa da queda de neve acima dos 1.400 metros entre as 21:00 de quinta-feira e as 09:00 de sexta-feira.

O IPMA colocou também a Madeira sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro devido à previsão de vento forte de oeste-noroeste com rajadas da ordem dos 90 quilómetros-hora e agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 7 metros entre as 18:00 de quinta-feira e as 19:00 de sexta-feira.

O aviso laranja é emitido quando o IPMA considera que a situação meteorológica implica um risco moderado a elevado, enquanto o amarelo identifica risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

(c/Lusa)
Tópicos
PUB