Média de exames na segunda fase desceu em 18 disciplinas
Dezoito das 27 provas realizadas na segunda fase dos exames nacionais desceram em relação a 2008, anunciou o Ministério da Educação. Entre as disciplinas cuja média baixou da primeira para a segunda fase, para abaixo dos 9,5 valores, estão as mais procuradas: Física e Química A, Biologia e Geologia, Português e Matemática A.
Na prova de Biologia e Geologia, a média caiu para 8,8 valores, com uma taxa de reprovação quase a triplicar - subiu de sete para 20 por cento. A média neste exame foi de 10,5 valores na segunda fase de 2008 e de 11,4 valores na primeira fase de 2009.
A média da prova de Português A, registou uma descida para 8,9 valores. A média nos exames desta disciplina foi de 9,7 valores na primeira fase de 2009 e de 8,9 valores na segunda fase do ano passado.
Matemática A registou uma quebra menos significativa entre as disciplinas com mais inscrições. A média dos alunos que completaram a prova aponta para 8,8 valores, quando no ano passado a média foi de 8,9 valores. A média de Matemática A foi de 12,5 valores na primeira fase.
Os alunos que estiveram inscritos na disciplina durante o ano lectivo também desceram nos exames, em comparação com os resultados da segunda fase do ano passado.
O Ministério da Educação sustenta que os resultados da segunda fase não podem ser comparados com os da primeira, uma vez que - com base nos dados do ano passado - o último período de exames é normalmente aproveitado pelos alunos que reprovaram na disciplina ou se auto-propuseram a exame. Na primeira fase participam, regra geral, os alunos que frequentam a disciplina durante o ano lectivo.
As médias desceram em 18 disciplinas, enquanto nove registaram uma subida dos resultados. Na segunda fase de exames do ensino secundário foram efectuadas 125 955 provas, quando se esperava que fossem realizadas 173 430 provas.