Médicos. Faltam especialistas e acesso à especialidade continua difícil

por RTP

Foto: Rafael Marchante, Reuters

Há falta de médicos especialistas em Portugal mas quase 600 médicos ficaram sem acesso à especialidade este ano. E em 2021 podem ser 4000 - dados da associação de médicos pela formação especializada, na véspera do novo exame para os estudantes de medicina.

Os jovens médicos serão distribuídos pelo país e pela especialidade de acordo com a nota que tiverem no exame de segunda-feira.

Mesmo que os estudantes tenham uma nota elevada, isso não significa que vão conseguir vaga no internato.

Apesar de o total de vagas ser o mais alto de sempre, de acordo com os dados da Administração Central do Sistema de Saúde, 564 dos que se candidataram ficaram sem vaga.

Mas a Associação de Médicos pela Formação Especializada tem números ainda mas elevados. Esta associação, com três anos de existência, prevê que em 2021 sejam quatro mil os médicos sem especialização, um problema que também preocupa os estudantes de medicina.

A solução passa por haver um grupo de trabalho: um observatório ou uma comissão. A tutela não descarta a possibilidade de abertura de um concurso extraordinário, mas só depois de ser concluído um estudo para auditar as idoneidades e capacidades formativas do Serviço Nacional de Saúde.

pub