Megaoperação em Setúbal. Pelo menos dez detidos e dezenas de mandados de busca

Decorre esta terça-feira em Setúbal uma megaoperação da GNR com 82 mandados de busca e apreensão, 19 buscas domiciliárias e 63 não domiciliárias. Há pelo menos dez detidos. Em causa estão suspeitas de fraude fiscal qualificada que poderão ter lesado o Estado em vários milhões de euros.

RTP /
Pedro A. Pina - RTP

No local estão centenas de militares da GNR, equipas cinotécnicas e uma unidade de controlo costeiro. Foram já apreendidas várias viaturas e mais de três toneladas de bivalves.

“Neste momento temos várias viaturas apreendidas, mais de três toneladas de bivalves também apreendidos”, assim como “materiais utilizados para a conservação em armazéns”, avançou à RTP o tenente-coronel Adérito Rodrigues.

“São essencialmente homens que operavam numa rede aqui na zona da Margem Sul, essencialmente nos concelhos onde foram realizadas as buscas – no Montijo, Alcochete, Almada, Seixal e Sesimbra”, adiantou.

O responsável explicou que na operação "Golden Clam" está sob investigação a “não declaração da atividade a nível fiscal em território nacional”.

“Poderemos estar a falar em milhões de euros”, acrescentou. “É por isso que a operação foi designada ‘Golden Clam’ (Amêijoa Dourada), que é da cor do ouro e tem relação com os vários milhões de euros que esta atividade produz”.
PUB