"Meia de leite direta" leva sete vacas malhadas à Trindade e oferece pequenos-almoços
Porto, 28 set (Lusa) -- Os habitantes do Porto que hoje queiram tomar um pequeno-almoço especial com leite ordenhado de vaquinhas malhadas podem fazê-lo na estação de metro da Trindade, a partir das 07:00, e regressar, por momentos, à vida rural.
Sete vacas malhadas vão ser ordenhadas em frente à estação da Trindade e com a ajuda de máquinas de café, instaladas num balcão, vão ser confecionadas centenas de meias de leite para servir um pequeno-almoço, gratuito, aos passageiros do metro, contou à Lusa Carlos Martins, diretor executivo do "Manobras no Porto".
A intervenção "Meia de leite direta" é a primeira ação do "Manobras no Porto", um projeto que arranca hoje e promete 164 eventos na cidade do Porto durante cinco dias, e mais do que a "espetacularidade da ação", é um momento para "pensar sobre aquilo que é hoje a vida urbana", explicou Carlos Martins.
"Ainda se lembra a que sabe o leite? E do tamanho das vacas, lembra-se? Vamos tomar uma meia de leite direta antes de ir para o escritório". Foi a partir destas questões que o "Meia de leite direta" se desenvolveu, explica o autor do projeto, José Carretas, da Panmixia Associação Cultural.
"Meia de leite direta" é um "olhar irónico sobre a ideia ecológica" e é um "ponto de partida para uma reflexão sobre os ritmos e o estilo de vida da cidade", trazendo reminiscências, designadamente o bucolismo e a saudade do passado historicamente recente, acrescenta o autor do texto.
"Trata-se de uma metáfora sobre aquilo que é a relação entre o rural e o urbano do Porto e permite às pessoas pensar o que é hoje viver na cidade e a questão dos ritmos", explica Carlos Martins, frisando que a intervenção vai obrigar as pessoas a tomar um pequeno-almoço mais demorado para perceber todo o processo da chegada do leite às pessoas que vivem na cidade.
O diretor executivo do "Manobras no Porto" afirma que com este projeto se pretende "surpreender os portuenses", trazendo o mundo rural ao Porto, um lado que "sempre esteve presente na cidade".
O projeto cultural "Manobras no Porto" arranca hoje com a intervenção das vacas leiteiras no metro da Trindade, mas durante cinco dias a população vai ter acesso a 120 horas de eventos culturais em locais improváveis da cidade portuense.
As quatro freguesias do Porto classificadas como Património Mundial da Humanidade - São Nicolau, Vitória, Sé e Miragaia -- servem de palco para os 164 eventos de artes e animação, onde se inclui música, teatro, cinema, dança, performances variadas, instalações artísticas, gastronomia e debate de ideias.