Menezes promete transformar VL8 em via urbana entre Arrábida e Devesas

O presidente da Câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes, anunciou hoje que o próximo investimento da autarquia na área da mobilidade urbana será a transformação do troço da VL8, entre a Ponte da Arrábida e a Rotunda das Devesas, em via urbana.

Agência LUSA /

"Será uma via com passeios, jardins e estacionamento, de forma a servir a nova centralidade da zona abrangida", disse o autarca, que falava aos jornalistas à margem da inauguração da remodelação do nó viário da Arrábida.

A obra, hoje inaugurada, representa um investimento de 4,5 milhões de euros e vem permitir o acesso directo do Porto, pela ponte da Arrábida, à zona noroeste de Gaia.

Com esta obra as freguesias de Afurada e Canidelo ficam, cada uma delas, com acesso directo individualizado desde o Porto, sem passar obrigatoriamente pela zona dos centros comerciais, como até agora acontecia, com os consequentes engarrafamentos.

"Esta obra altera por completo a mobilidade em Gaia e enquadra- se na nossa preocupação de manter grande visibilidade pública do concelho através de boas notícias, em vez das más notícias a que os portugueses estão habituados", disse Menezes.

O autarca referiu que depois da transformação do mencionado troço da VL8 em via urbana se segue o lançamento da Via Panorâmica do Centro Histórico, à cota alta, integrada no Programa Polis de Gaia, e a ligação da Rotunda das Devesas ao nó viário do Fojo.

Numa outra cerimónia realizada, de manhã, no Salão Nobre da Câmara, Menezes entregou 43 habitações sociais, localizadas nas freguesias de Valadares, Canidelo, Serzedo, Olival, Oliveira do Douro, Avintes, Arcozelo, Grijó, Canelas, Vilar de Andorinho e Sandim, a famílias carenciadas do concelho.

PUB