Menezes vai apresentar proposta sobre modelo gestão RTP que deixa cair privatização canal um

Lisboa, 23 Nov (Lusa) - O líder do PSD anunciou hoje que em breve vai apresentar a sua "visão" sobre o modelo de gestão da RTP, que irá deixar cair a proposta da anterior direcção social-democrata para privatizar o canal um.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"Nas próximas semanas, vamos apresentar a nossa visão de um modelo de gestão para a RTP que se coaduna com um país moderno", afirmou o líder do PSD, Luís Filipe Menezes, em declarações aos jornalistas na sede do partido.

Apesar de não adiantar pormenores sobre o modelo de serviço público que o PSD irá defender, o líder social-democrata revelou, contudo, que a proposta social-democrata não prevê a privatização do canal um da televisão pública.

"Mas, evidentemente, também não somos adeptos de engordar cada vez mais o grupo", acrescentou.

A privatização do canal um da RTP era defendida pela anterior direcção do PSD, liderada por Luís Marques Mendes, que sustentava a proposta com os elevados custos da televisão pública e o facto de não existirem diferenças em relação à programação que é actualmente oferecida pelos canais privados da SIC e da TVI.

Instado a comentar a nomeação hoje conhecida de Guilherme Costa para a presidência do conselho de administração da RTP, Luís Filipe Menezes disse não querer ainda tecer considerações, alegando não ser de "bom-tom" comentar um nome individual.

"Vamos primeiro ver a equipa no seu conjunto", sustentou.

O líder social-democrata disse, contudo, temer que "o afastamento de alguns elementos da equipa da RTP", "tão importantes como o presidente do conselho de administração", possa colocar em causa a estabilidade de um projecto que estava a ter sucesso.

Ainda a propósito da saída de Almerindo Marques da presidência do conselho de administração da RTP, Luís Filipe Menezes recordou os "resultados positivos" alcançados pela sua equipa, "que tinha sido nomeada pelo Governo do PSD".

O gabinete do ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, que tutela o operador público de televisão anunciou hoje que o actual administrador não executivo do grupo Impresa Guilherme Costa foi o nome escolhido pelo Governo para suceder a Almerindo Marques na presidência do conselho de administração da RTP.

VAM/SCA.

Lusa/Fim


PUB