Mértola quer criar nova praia fluvial na Mina de São Domingos

O município alentejano de Mértola (Beja) quer criar uma nova praia fluvial na Tapada Grande da Mina de São Domingos para responder à crescente afluência de veraneantes, que já quase esgota a capacidade da actual praia.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"O número de turistas que procuram a Mina de São Domingos no Verão tem aumentado bastante nos últimos anos e a actual praia fluvial já está quase no limite das suas capacidades", disse hoje à agência Lusa o presidente do município, Jorge Pulido Valente.

Com uma nova praia, garantiu, a Mina de São Domingos "passará a dispor de mais um atractivo balnear para responder à crescente afluência de veraneantes, aliviando a grande procura pela praia principal".

A nova praia fluvial, explicou o autarca, deverá nascer também na Tapada Grande, mas junto ao Monte dos Nascedios, um empreendimento de turismo rural a cerca de dois quilómetros da aldeia.

A autarquia está, actualmente, a elaborar o projecto da nova praia, que deverá ficar concluído "até ao final do ano", seguindo-se a candidatura para financiamento, através do Quadro de Referência Estratégico Nacional.

"Se o projecto for aprovado, prevemos começar a criar a praia no próximo ano para abrir ao público no Verão de 2009", vaticinou o autarca.

Além da nova praia, para criar condições para receber os veraneantes, adiantou o autarca, a empresa La Sabina, a antiga concessionária da exploração mineira e a proprietária de grande parte dos terrenos na zona, "pretende construir um parque de campismo", junto à Tapada Pequena da Mina de São Domingos.

"A La Sabina já manifestou interesse em construir um parque de campismo, mas, até ao momento, não temos qualquer indicação de que esteja para breve a concretização do projecto", disse o autarca, acrescentando que a empresa "está à procura de um parceiro privado".

PUB