Mestrado Eramus traz 20 alunos estrangeiros à UTAD

Vila Real, 03 Abr (Lusa) - A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) acolhe a partir do dia 21, em Vila Real, cerca de 20 alunos de 15 países que vão participar no mestrado Erasmus Mundos em Viticultura e Enologia, anunciou hoje fonte da instituição.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

O professor da UTAD, Nuno Magalhães, disse à Lusa que há sete anos que a universidade transmontana colabora no mestrado, que tem uma abrangência a nível mundial.

"Neste momento é o único programa Erasmus Mundos da área vitivinícola", frisou.

A UTAD é também a única universidade portuguesa que integra o grupo de oito instituições de ensino superior europeias que colaboram no mestrado.

As cerca de duas dezenas de alunos começam as aulas dia 21, prolongando-se o curso por nove semanas, período durante o qual vão ter aulas de dois módulos, um de línguas e outro de viticultura e ambiente.

Segundo Nuno Magalhães, apenas dois dos estudantes Erasmus são europeus - um francês e um outro espanhol - vindo os restantes de países fora da Europa, nomeadamente da China e da América do Sul.

O responsável referiu ainda que os próprios docentes da UTAD vão leccionar outros módulos do mesmo mestrado, noutras universidades internacionais, nomeadamente no Chile e na África do Sul.

"Este projecto permite um intercâmbio e uma dinamização dentro de um sector que é uma das pedras-base da UTAD", frisou.

A academia transmontana oferece vários cursos relacionados com a área vitivinícola, especificamente as licenciaturas em Enologia e Engenharia Agronómica e ainda uma pós-graduação em Agrometeorologia.

PUB