Mestre budista ensina meditação em Portugal duas semanas antes da visita de Dalai Lama

Um mestre budista que viaja por todo o mundo para transmitir ensinamentos está em Portugal para realizar palestras sobre meditação integradas no programa de preparação da visita de Dalai Lama a Lisboa de 13 a 16 de Setembro.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Jigme Kyentse Rinpoché é um conhecido mestre Budista que recebeu ensinamentos de grandes mestres tibetanos como o seu pai, Kyabje Kangyur Rinpoché, e Kyabje Dilgo Kyentse Rinpoché, Kyabje Dudjom Rinpoché e o próprio Dalai Lama.

A convite da Fundação Kangyur Rinpoche, e com o apoio da União Budista do Porto e da Casa da Cultura do Tibete, Jigme Khyentse Rinpoché desloca-se ao Porto hoje e domingo, para transmitir ensinamentos sobre meditação.

Segundo a filosofia Budista, a meditação é uma das chaves para atingir a paz interior e a felicidade suprema.

Ao final do dia de domingo Jigme Khyentse Rinpoche também estará na Quinta da Regaleira (Oficina das Artes), em Sintra, para um ensinamento sobre o "Treino da Mente" assim como para participar na inauguração de uma exposição e ciclo de palestras sobre cultura portuguesa e tibetana, organizado pela Fundação Cultursintra e pela União Budista Portuguesa.

A duas semanas da visita de Dalai Lama a Portugal, a organização tem também previstas outras iniciativas culturais, entre as quais uma exposição de fotografias, peças tibetanas de artesanato e de culto na galeria groupama arte, em Lisboa.

Também será lançada a Revista Lusófona de Ciência das Religiões, com um número dedicado à presença do budismo na cultura portuguesa.

De 06 a 09 de Setembro está previsto um Workshop e exposição da Quinta Pedagógica dos Olivais intitulado "Coração + Quente = Planeta + Feliz", durante o qual os visitantes podem apresentar trabalhos individuais ou em grupo (desenho, fotografia, composições) relativos ao tema da relação entre a mudança da nossa atitude e um mundo melhor.

A 10 de Setembro estão programadas conferências na Faculdade de Letras de Lisboa subordinadas ao tema "Pensando nos Outros - Os Direitos Humanos no Mundo e no Tibete", com oradores como Fernando Nobre (presidente a Assistência Médica Internacioal) e Teresa Nogueira, da Amnistia Internacional, assim como o lançamento do livro "O Diálogo Indispensável. Paz entre as Religiões", de Raimon Pannikar, por Paulo Borges, presidente da União Budista.

No dia 13 de Setembro, data em que Dalai Lama começará os ensinamentos de três dias na Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa, a organização prevê a inaguração de uma Exposição sobre o Património Cultural Tibetano intitulada "Expressão de Sabedoria".

O lider espiritual tibetano visita Portugal pela segunda vez a convite de várias instituições, como a Casa da Cultura do Tibete, a Fundação Kangyur Rinpoche, a União Budista Portuguesa, a Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa e a Câmara Municipal de Lisboa.

Em Lisboa, Dalai Lama fará três dias de ensinamentos e uma conferência pública sobre "O Poder do Bom Coração".

A duas semanas do evento já estão vendidos cinco mil bilhetes, mas caso a procura exceda o número de lugares programados, a organização garante que tem capacidade para alargar o espaço.

O 14º Dalai Lama Tenzin Gyatso, galardoado em 1989 com o Nobel da Paz, nasceu no nordeste do Tibete mas vive no exílio em Dharamsala, no norte da Índia, desde que fugiu do país em 1959, após a invasão chinesa.

PUB