Metade dos portugueses com níveis reduzidos de literacia em saúde

Um inquérito sobre literacia em saúde realizado em Portugal revela que cinco em cada dez portugueses apresentam níveis reduzidos nesta área, sendo os grupos mais vulneráveis particularmente afetados.

Tatiana Felício - Antena 1 /

Foto: Tatiana Felício - Antena 1

Para atenuar esta realidade, a Direção-Geral da Saúde criou o Plano Nacional de Literacia em Saúde e Ciências do Comportamento previsto para 2023-2030, mas a resposta já existe há dois anos e meio no Algarve.

O Projeto Espaço Saúde 360 Algarve foi criado para avaliar o impacto da literacia em saúde na qualidade de vida dos cidadãos com mais de 65 anos, baixos recursos económicos e de baixa escolaridade, no Algarve.

Os mais de 700 beneficiários desta iniciativa são acompanhados através de um conjunto de atividades em diferentes áreas, como a nutrição, a atividade física e cultural, em parceria com a autarquia e diversas entidades locais como municípios, freguesias e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

A primeira fase do Projeto Espaço Saúde 360 Algarve terminou em junho. Foram vencedores do Prémio Belmiro de Azevedo que permitiu dar continuidade à iniciativa, mesmo num momento de pausa, e pensar em novos objetivos para o futuro.

Os planos para o próximo ano passam por desenvolver um Espaço Saúde 360 Algarve 2.0, que servirá para aumentar ainda mais os conhecimentos em literacia e para promover a saúde mental dos idosos.
PUB