Metro abre nova frente de obras junto ao Hospital de S. João
O Metro do Porto abre segunda-feira uma nova frente de obras junto ao Hospital de S. João, onde se inicia a Linha Amarela, que cruza o Porto e Gaia no sentido Norte-Sul, até Santo Ovídio.
O desenvolvimento da obra passa pela instalação do canal e da Estação do Hospital de S. João, sendo criado um novo interface bus e uma praça reservada a peões na entrada frontal daquele hospital.
A praça de táxis contígua ao estabelecimento hospitalar será mantida.
O projecto definitivo, articulado com a Câmara Municipal do Porto, prevê que todos os acessos rodoviários ao interior do S. João sejam desnivelados em relação ao canal de metro, não existindo, por isso, qualquer tipo de conflito entre os diversos modos de transporte.
O espaço da Estrada Interior da Circunvalação nas imediações do hospital será devolvido à cidade, eliminando um conjunto de estrangulamentos à circulação rodoviária.
Actualmente, transitam nesta via cerca de 2.500 veículos por hora.
O arranque dos trabalhos resulta, no entanto, no condicionamento da circulação automóvel na Alameda Professor Hernâni Monteiro (via de acesso à entrada do Hospital de S. João).
A realização de desvios de redes nesta via (entre a Rua. Dr.
Bernardino de Almeida e Rua Dr. Roberto Frias, artérias perpendiculares à Estrada da Circunvalação), obriga a alguns desvios de trânsito.
Ficam salvaguardados, em todo o caso, todos os acessos ao S.
João e a manutenção de corredores bus.
Os responsáveis do Metro do Porto consideram que esta intervenção resultará num impacto muito positivo ao nível da redução da poluição atmosférica e sonora em toda esta zona.
A obra deverá estar concluída em Junho de 2005, quando está prevista a entrada em operação comercial da Linha Amarela, embora só de forma parcial, até à Câmara de Gaia, ficando a ligação a Santo Ovídio e a Laborim para uma segunda fase, prevista para 2006/7.
Antes disso, o Metro do Porto chegará a Pedras Rubras, próximo do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, até ao final deste ano, no que constituirá o primeiro troço da Linha Vermelha (Porto-Póvoa de Varzim).
Em Janeiro de 2005, entrará em serviço o segundo troço da Linha Vermelha, até ao Mindelo, Vila do Conde.
No final de Março, o Metro do Porto vai chegar ao centro da Maia.