Metro do Porto inaugura Linha Vermelha para a Póvoa de Varzim

O último troço da Linha Vermelha do Metro do Porto, entre Pedras Rubras e a Póvoa de Varzim, numa extensão de 17,2 quilómetros, entra sábado em funcionamento.

Agência LUSA /

A Linha Vermelha percorre 33 quilómetros, ligando o Estádio do Dragão, no Porto, à Póvoa de Varzim, tem 34 estações e abrange os concelhos do Porto, Ma tosinhos, Maia, Vila do Conde e Póvoa.

Com esta abertura - mais 17,2 quilómetros e 15 novas estações - a rede do Metro do Porto passa a disponibilizar uma extensão de 52,3 quilómetros em via dupla e um total de 59 estações.

O início da operação da Linha Vermelha vem introduzir uma nova modalida de no sistema do Metro do Porto, o serviço Expresso, que proporciona uma ligação semi-directa entre a Póvoa de Varzim e o Estádio do Dragão e vice-versa.

Entre a Póvoa e a Senhora da Hora, este serviço pára apenas nas estaçõe s de Vila do Conde e de Pedras Rubras, sendo que - no segmento comum Senhora da Hora/Estádio do Dragão -, pára, naturalmente, em todas as estações.

Em paralelo com o serviço Expresso, manter-se-á o serviço normal, com p aragem em todas as estações ao longo da Linha Vermelha, no qual não haverá trans bordo para quem se deslocar entre quaisquer estações entre o Dragão e a Póvoa.

Em termos de tempo de percurso, o percurso entre estas duas estações te rminais será de 65 minutos no serviço normal e de 53 minutos no serviço expresso .

O Metro do Porto espera vir a reduzir estes tempos de percurso progress ivamente, nomeadamente quando entrarem em funcionamento dos veículos Tram-Train, novas composições com maior velocidade de ponta destinadas especificamente a es ta linha, cujo processo de adjudicação está em curso.

Esta linha tem uma frequência de 20 minutos para o serviço normal, exce pto nos horários entre as 06:00 e as 07:00 e 00:00 e a 01:00, quando a frequênci a será de 30 minutos.

Quanto ao serviço Expresso, disponibilizará um veículo por hora em ambo s os sentidos.

O serviço Normal é efectuado em composições duplas, com capacidade para 432 clientes, entre as 06:00 e as 20:00 dos dias úteis e em composições simples (lotação máxima de 216 clientes) nos restantes períodos horários.

O serviço Expresso é sempre efectuado em composições duplas nos dias út eis e em composições simples aos fins-de-semana e feriados.

A adaptação desta antiga linha de via única da CP para o Metro do Porto implicou a sua duplicação, assim como a eliminação de cruzamentos entre o canal ferroviário e o trânsito automóvel, o que implicou a construção de 19 passagens desniveladas (inferiores e superiores) face ao canal.

O Metro do Porto criou ainda 800 novos lugares de estacionamento junto às diversas estações desta linha.

A cerimónia de inauguração contará com a presença do ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, da secretária de Estado dos T ransportes, Ana Paula Vitorino e dos presidentes das câmaras que a Linha Vermelh a percorre - Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde e Póvoa de Varzim.

PUB