Metro do Porto transportou mais 34 por cento de passageiros no primeiro semestre
O Metro do Porto transportou mais 34 por cento de passageiros no primeiro semestre deste ano do que em igual período de 2006, anunciou a empresa.
Nos primeiros seis meses de 2007, os veículos do Metro do Porto percorreram 3,7 milhões de quilómetros e registaram cerca de 24,5 milhões de validações de viagens, contra 18,3 milhões no primeiro semestre de 2006.
O aumento deve-se, em parte, à entrada em funcionamento de seis novas estações no final de Março de 2006 (entre o Fórum da Maia e o ISMAI e do Pólo Universitário ao Hospital S. João) e da abertura da Linha do Aeroporto (duas novas estações), em 27 de Maio do mesmo ano.
Desde Maio do ano passado que não entra em funcionamento qualquer nova linha ou estação, pelo que o aumento de 20 por cento registado entre os meses de Junho de 2006 e 2007 reflecte com maior exactidão o crescimento da procura deste meio de transporte.
A estação da Trindade, a única por onde passam todas as linhas, foi a mais utilizada, com 4,87 milhões de validações, seguida das da Casa da Música, João de Deus, Bolhão, Senhora da Hora, São Bento, Campanhã, Estádio do Dragão, Marquês e Sete Bicas.
Entre Janeiro e Maio de 2007, 99,8 por cento dos veículos do Metro do Porto chegaram às estações à hora marcada ou com um atraso não superior a dois minutos.
No primeiro trimestre de 2007, o Metro do Porto registou uma taxa de seis acidentes por milhão de quilómetros percorridos, nenhum dos quais por responsabilidade da empresa.
"Todos os acidentes foram causados por automobilistas, que desrespeitaram o Código da Estrada ou a sinalização", salientou a empresa, que considerou a taxa de sinistralidade "muito baixa".