Metro Sul do Tejo entra em funcionamento a 30 de Abril
O Metro Sul do Tejo entra em funcionamento a 30 de Abril no troço que liga Corroios à Cova da Piedade, informou o responsável pela equipa de missão.
Marco Aurélio disse que, apesar de uma "perda de tempo de dois anos, se m necessidade nenhuma", o metropolitano começa a funcionar a partir de 30 de Abr il, entre Corroios e a Cova da Piedade. Antes dessa data, deverão estar terminad as as obras do Centro Sul, local onde ficará a paragem principal da Cova da Pied ade.
Questionado sobre a possibilidade da concessionária da obra, a Metro Tr ansportes do Sul, poder ter mais oferta que procura nesta fase inicial, em que s ó estará em funcionamento uma primeira linha do Metro Sul do Tejo (MST), e conse quentemente não gerar lucros nesta primeira fase, o responsável da equipa de mis são não se mostrou preocupado, alegando que "o Estado é que assume o prejuízo qu e poderá haver, enquanto a fase de obras não estiver completamente concluída".
As três linhas previstas para esta obra deverão estar prontas dentro de 18 meses.
Em relação à questão da falta de estacionamento previsto para os utente s, perto das linhas do metropolitano, Marco Aurélio referiu que "nunca houve qua lquer compromisso entre a Câmara Municipal de Almada (CMA) e o Estado para a con strução de parques" . Adiantou no entanto que estas duas entidades terão de cheg ar a um consenso para resolver o problema.
Sublinhou que a Câmara já disponibilizou os terrenos necessários para a realização das obras e que já assumiu a posterior exploração dos parques de est acionamento, de modo a "minimizar os custos para os utentes do metro".
"Para uma empresa privada, seria incomportável ter preços acessíveis, a o mesmo tempo que teria de pagar iluminação e funcionários, e esta foi a solução encontrada para que o utente não fique a perder", disse.
Estas declarações surgiram à margem de uma visita de deputados da banca da parlamentar do Partido Socialista (PS) às obras governamentais que decorrem n o Concelho de Almada: o metro, o Programa Polis, o Madan Parque (um parque sede de empresas actualmente localizado no pólo da Universidade Nova de Lisboa no Mon te de Caparica), as obras de reforço das dunas na Costa de Caparica (a cargo do Instituto da Água) e a construção de duas novas escolas básicas do Concelho (no Feijó e na Charneca de Caparica).
Além dos deputados Teresa Dinis, Marisa Costa e Ana Catarina, estiveram também presentes o presidente da Comissão Distrital de Setúbal, Vítor Ramalho, o vereador do PS na CMA, Alberto Antunes, e Rúben Raposo, representante do PS na Assembleia Municipal de Almada.