Milhares de jovens com acesso a múltiplas actividades no Verão na Universidade do Porto
A Universidade do Porto (UP) preparou um conjunto de actividades extracurriculares para os participantes da Universidade Júnior, como concertos pedagógicos e uma manhã de "recruta", entre outras, foi hoje anunciado.
Esta iniciativa da UP, que vai já na terceira edição e se destina a jovens dos 11 aos 17 anos, permitirá aos estudantes inscritos "tomar as salas e laboratórios" da universidade, com o objectivo de "proporcionar um período de aprendizagem, mas também de diversão e lazer nas férias do Verão".
O Exército, a Casa da Música, a Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE), o Parque Biológico de Gaia e o Centro de Educação Ambiental das Ribeiras de Gaia apoiam esta iniciativa da UP.
O Exército, além de disponibilizar dois quartéis para o alojamento dos alunos, vai proporcionar aos estudantes do 5º ao 8ºano uma manhã de "recruta" no Parque da Cidade do Porto.
Os alunos "cumprirão um programa de exercícios e de aulas de orientação, sob o comando de militares", acrescenta a UP.
O Auditório da Faculdade de Engenharia (FEUP) vai acolher nos dias 6, 13 e 20 de Julho três concertos e pedagógicos interpretados e orientados por alunos e professores da ESMAE, recriações originais de Piazzolla, Debussy, entre outros nomes do jazz à música contemporânea.
Também a música encerrará esta iniciativa, dia 27 de Julho, com um concerto a decorrer na Casa da Música.
A Universidade Júnior disponibiliza este ano 107 actividades aos participantes, estimando-se, para este ano, a presença de cinco mil jovens.
Para os mais novos - alunos do 5º e 6º ano de escolaridade - o programa Experimenta no Verão prevê actividades em quatro áreas científicas diferentes, enquanto os alunos do 7º e 8º ano de escolaridade podem frequentar as Oficinas de Verão, que incluem a participação em pequenos projectos de experimentação.
Os jovens estudantes que frequentam o 9º, 10º e 11º ano de escolaridade participarão no Verão em Projecto, que lhes permitirá realizar um projecto científico na área que mais os interesse, tendo cerca de meia centena de opções para escolher.
Para todos os participantes estará aberta a Escola de Línguas, com duas semanas de duração, onde serão leccionadas aulas de alemão, espanhol, francês e inglês.
Os alunos mais velhos podem ainda optar por grego moderno, húngaro e italiano, línguas que se estreiam este ano na Universidade Júnior e se destinam apenas aos jovens do 9º, 10º e 11º ano de escolaridade.
Exclusivamente para os alunos do 11º ano de escolaridade são a Escola de Física, a Escola de Saúde e a Escola de Química, onde se pretende antecipar aos futuros candidatos ao ensino superior algumas das actividades que se realizam nas faculdades e laboratórios da Universidade do Porto.
O acesso a estas três "escolas" será, por essa razão, feito através de um processo de candidatura destinado a escolher os alunos com melhores méritos académicos.
Os Cursos de Verão da Universidade Júnior são uma das maiores operações realizadas pela Universidade do Porto, envolvendo professores, investigadores e alunos das suas 14 faculdades e mais de 60 centros de investigação.
No ano passado, estes cursos foram frequentados por mais de 4.850 jovens, que se distribuíram por 87 projectos em diferentes áreas de actividade.