Milhares de Pais Natal "vestiram" Porto de vermelho

Milhares de Pais Natal desfilaram a pé, de bicicleta e de moto pelas ruas do Porto, colorindo de vermelho uma cidade mais habituada ao azul e branco do seu maior clube.

Agência LUSA /
Lusa

O Maior Desfile de Pais Natal do Mundo, registado no "Guiness Book of Records" desde 2002, provocou inúmeros engarrafamentos de trânsito, o que irritou os muitos automobilistas desprevenidos que deixaram para o último domingo antes da consoada as compras das prendas que supostamente o Pai Natal deveria oferecer.

A partida do desfile, da Rotunda da Boavista, prolongou-se por 45 minutos, entre as 15:30 e as 16:15, fechando com cerca de dois mil barulhentos "motards", que já não chegaram a tempo das primeiras actuações do espectáculo entretanto iniciado na "meta", instalada na Praça Humberto Delgado.

Logo depois da partida dos "motards", começou a chover, o que, contudo, não fez desmobilizar os milhares de assistentes.

Apesar de a organização ainda não ter divulgado os números finais, a quarta edição do Maior Desfile de Pais Natal do Mundo, que se realiza anualmente no Porto desde 2001, deverá ter batido o recorde de 5.443 participantes alcançado em 2003.

Ao todo, deverão ter desfilado cerca de nove mil Pais Natal, mas a organização estima que mais de 20 mil pessoas terão envergado fatos de Pai Natal ao longo do percurso.

Muitos dos "Pais Natal" chegaram de Lisboa num comboio especial organizado pela CP, patrocinadora principal do desfile deste ano.

PUB