Milhares portugueses praticam yoga para ter uma vida sem stress
Aliviar o stress, trabalhar o corpo através de uma alternativa à ginástica convencional ou atingir a "iluminação", são algumas das razões que levam milhares de portugueses a praticar Yoga, cujo Dia Mundial se comemora quarta-feira.
Apesar de ter nascido na Índia há pelo menos seis mil anos, o Yoga (palavra em sânscrito para designar união) continua a conquistar adeptos, estimando-se que em Portugal existam "largas dezenas de milhares de praticantes", de acordo com a Associação Lusa de Yoga.
Considerado o método de desenvolvimento humano mais antigo, poderoso e completo do planeta, o Yoga possui doze disciplinas técnicas, das quais a "Pránáyama" (exercícios respiratórios) e a "Ásana" (posições biofísicas) são as mais visíveis.
Segundo Miguel Borges, da Associação Lusa do Yoga, além de contribuir para "viver mais e melhor" e preparar o corpo e a mente para a meditação, aquela modalidade tem muitos benefícios ao nível do sistema nervoso, endócrino, ósseo e muscular.
"O praticante de Yoga tem mais capacidade de lidar com as adversidades e reagir ao stress de forma tranquila", afirma, acrescentando que o fortalecimento muscular, ósseo e a eliminação de toxinas são outros dos benefícios.
Salientando que pode ser praticado por pessoas de todas as idades (a partir dos seis anos), Miguel Borges argumenta que o Yoga não é "sexo, seita ou religião", como por vezes transpira para a opinião pública.
"Há muitos espaços que se denominam centros de Yoga, mas na verdade não o são", criticou, alertando para o facto de muitos fazerem uma exploração inadequada do sexo tântrico, prática oriental que não tem a ver com o Yoga.
De acordo com Miguel Borges, o número de praticantes em Portugal tem crescido muito e a maior parte das pessoas procura o Yoga para aliviar o stress ou porque querem fazer manutenção física mas estão fartas dos ginásios tradicionais.
"Há também aqueles que, sendo praticantes de outros desportos, fazem Yoga para aumentar a performance, assim como um número mais restrito procura atingir a suprema consciência ou a iluminação", observa.
O ideal, acrescenta, é praticar Yoga pelo menos duas horas por semana, o que já permite retirar benefícios, embora os praticantes mais avançados possam chegar às quatro ou cinco horas por dia.
As comemorações do Dia Mundial do Yoga terão lugar este ano em Faro no domingo, no Estádio de São Luís, num evento que alia demonstrações da modalidade, à música, teatro e poesia.
Apesar da efeméride se assinalar quarta-feira, dia do Solstício de Verão, as comemorações celebram-se no domingo imediatamente a seguir para não afectar a produtividade e possibilitar que mais pessoas participem.
A organização do evento, a cargo da associação Lusa do Yoga, espera reunir mais de mil pessoas para participar numa mega aula de Yoga e assistir às comemorações, que decorrem entre as 11:00 e as 16:00 de domingo.
A Associação Lusa do Yoga, que está sob a alçada da Federação Lusa do Yoga, tem cinco estruturas regionais e possui mais de 100 centros espalhados por 55 cidades do país.
Anualmente são formados pela associação cerca de 40 professores, cujo curso demora sete anos, o mais extenso a nível mundial, conclui Miguel Borges.