Militantes do CDS-PP escolhem hoje entre Ribeiro e Castro e Paulo Portas
Os militantes do CDS-PP escolhem hoje o próximo presidente do partido, entre o actual líder José Ribeiro e Castro e o ex-presidente Paulo Portas.
De acordo com o presidente da Comissão Organizadora das Directas, João Rebelo, estão registados nos ficheiros do CDS-PP mais de 44.000 militantes em condições de votar nas eleições directas de hoje.
A votação vai decorrer entre as 14:00 e as 20:00, em 152 locais de voto espalhados por Portugal continental, Açores, Madeira e Luxemburgo, onde existe um núcleo de militantes do partido.
Paulo Portas será o primeiro dos dois candidatos a votar, às 15:15 em Aveiro, enquanto Ribeiro e Castro votará em Odemira (Beja) entre as 16:00 e as 17:00.
A COD espera que o apuramento dos votos esteja concluído até à meia-noite e será o presidente deste órgão, João Rebelo, a anunciar os resultados, na sede do partido.
A disputa da presidência do CDS-PP foi iniciada com o anúncio da recandidatura de Paulo Portas, a 01 de Março, à liderança dos democratas-cristãos.
Apesar da direcção ter defendido que a solução para a crise teria de passar por um Congresso, a tese defendida por Paulo Portas - directas `ad hoc` - mereceu a concordância do Conselho de Jurisdição do partido e foi aprovada pelo Conselho Nacional, a 31 de Março, por mais de 70 por cento dos votos.
No entanto, a ameaça de impugnação das eleições directas não foi afastada por alguns militantes que apoiam Ribeiro e Castro, por considerarem que devia ter sido convocado um Congresso com base num requerimento promovido pela distrital de Leiria e que recolheu mais do que as mil assinaturas necessárias para o efeito.
Paulo Portas liderou o partido entre 1997 e 2005, demitindo-se na sequência dos maus resultados das últimas legislativas.
Ribeiro e Castro foi eleito líder do CDS-PP, em Abril de 2005, derrotando Telmo Correia no Congresso de Lisboa.