Mini-autocarro da zona histórica do Porto com utilização elevada

A Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) anunciou hoje que os primeiros seis meses do mini- autocarro que serve o centro histórico da cidade se revelaram "um sucesso", transportando uma média diária de 125 passageiros.

Agência LUSA /

Inaugurada em Novembro passado, a linha Zona Histórica (ZH) da STCP foi criada para melhorar as acessibilidades de uma área onde a circulação era apenas possível a pé, facilitando assim o acesso a idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

De acordo com fonte da STCP, o mini-autocarro (com capacidade para 20 pessoas) transportou até Maio 20 mil passageiros.

"São números que traduzem o sucesso que este serviço registou e que justificaram a renovação por mais um ano do protocolo de parceria com a Câmara Municipal do Porto", referiu.

A empresa realizou um inquérito aos clientes que utilizaram o serviço durante este período experimental que revelou que 84 por cento dos passageiros consideraram-no bom ou muito bom, tendo-lhe atribuído uma nota de 4,3 numa escala de 01 a 05.

Relativamente à caracterização dos clientes, 72 por cento referiram que antes da existência da linha ZH realizavam aquele percurso a pé.

O inquérito concluiu também que 48 por cento viajaram, na ZH, uma ou duas vezes por dia, enquanto 33 por cento o fizeram ocasionalmente.

A linha ZH realiza diariamente entre as 08:00 e as 20:00 um percurso circular com origem e término na Cordoaria, percorrendo um trajecto de aproximadamente 14 paragens nas freguesias históricas da Sé, Vitória e S. Nicolau.

Com este serviço, a Câmara do Porto aposta na acessibilidade e mobilidade estruturada como instrumento de recuperação social dessas zonas urbanas e na promoção da vertente turística da cidade, em particular nos seus locais de elevado valor histórico.

PUB