Mini-autocarro vai ligar a Alta e a Baixa de Algés a partir de 3ª feira
A Câmara de Oeiras vai disponibilizar, a partir de terça-feira, um mini-autocarro gratuito para melhorar a mobilidade dos residentes que habitam na zona alta de Algés e que querem aceder à zona baixa desta freguesia.
Os transportes colectivos não circulam em muitas das zonas antigas do Alto de Algés por as ruas serem demasiado estreitas e sinuosas, dificultando a deslocação dos munícipes mais idosos e carenciados.
O novo meio de transporte pretende melhorar a ligação entre a Alta e a Baixa da freguesia, onde estão os principais serviços públicos, locais de comércio e lazer, refere um comunicado da autarquia.
O mini-autocarro vai circular nos dias úteis entre as 08:00 e as 18:00 e aos sábados entre as 09:00 e as 13:00.
O percurso, sem paragens definidas, contempla a passagem pelos principais serviços da freguesia, entre os quais o mercado, a extensão do Centro de Saúde, a Escola Básica nº1, o centro cultural, a Junta de Freguesia, a capela de Nossa Senhora do Cabo e a Repartição de Finanças.
Para entrar ou sair do autocarro, basta que as pessoas sinalizem essa intenção ao motorista.
A entrada em funcionamento do mini-autocarro vai ser assinalada, às 10:00 do dia 21 de Dezembro, junto ao mercado, com a presença da presidente da câmara, Teresa Zambujo.
Fonte do município salientou igualmente que os dois mini autocarros eléctricos que desde o dia 13 de Dezembro circulam no centro da Freguesia de Paço de Arcos têm registado "uma adesão significativa".
Os dois autocarros, com quinze lugares cada, transportaram 616 pessoas, uma média de 100 por dia e por autocarro, entre segunda e quarta-feira desta semana.
A partir do dia 03 de Janeiro e até ao dia 21, este meio de transporte passa a servir o centro histórico da freguesia de Oeiras.
A iniciativa, que envolve a Câmara Municipal de Oeiras, a Direcção-Geral de Transportes Terrestres, a Associação Portuguesa do Veículo Eléctrico e a Vimeca, pretende promover e divulgar as soluções alternativas às energias fósseis como o gás ou a electricidade.
Os mini autocarros circulam entre segunda-feira e sábado, das 9:00 às 17:30, num percurso designado por linha azul que percorre centros históricos e envolvente.
Não existem paragens definidas, podendo o passageiro pedir ao motorista para parar o veículo em qualquer ponto da linha azul.